quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mídias sociais como ferramentas de comunicação interna: moda ou novo paradigma?

A internet possibilitou a quebra de barreiras físicas globalmente, e o acesso à informação se tornou muito mais ágil e fácil. Os consumidores ganharam agora poder de barganha que pode influenciar na reputação das empresas, além da troca de informações com outras pessoas do meio online, podendo influenciar e ser influenciadas, forçando, muitas vezes, o desenvolvimento como método de diferencial competitivo.
As mídias sociais corporativas criaram novos canais para as empresas fomentarem a discussão em torno de seus produtos e serviços internamente. Segundo pesquisa desenvolvida pela Deloitte (Mídias sociais nas empresas – O relacionamento online com o mercado), sobre mídias socias nas organizações, as redes de relacionamento agregam valor e conteúdo à imagem e reputação da empresa, uma vez que estas plataformas de relacionamento permitem interação entre a organização e o público interno: ‘‘(...) dessa forma, pela concentração de opiniões de grandes grupos em torno de sua marca, essas empresas podem se beneficiar de uma forma de inteligência coletiva que, seguramente, pode trazer inovação e diferenciação para seus produtos, serviços e demais elementos de seu modelo de negócios’’.
Nessa pesquisa, a grande maioria das empresas pesquisadas (73%) responsabiliza o departamento de marketing por essas mídias, relegando, assim, a um segundo plano, o departamento de comunicação. Por essa delegação, as redes internas não têm uma formatação estratégica e tampouco monitoração adequada de sua aderência.
As mídias sociais se configuram como um novo e importante paradigma para as Relações Públicas e seu estudo e entendimento proporcionará às empresas, uma nova e importante arma estratégica para otimizar o relacionamento com seus diversos públicos de interesse.
Postado por Fernanda Torella

Nenhum comentário:

Postar um comentário